-> Tipos de Drogas/Solventes ou Inalantes


Solventes ou Inalantes


Definição:
Solventes são substâncias capazes de dissolver coisas. Todo solvente é uma substância altamente volátil, isto é, que se evapora facilmente. Outra característica da maioria dos solventes é a de serem inflamáveis, isto é, pegam fogo com facilidade.
Inalante é um solvente com características de ser uma substância facilmente volátil e que pode ser inalada, isto é, pode ser introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca.
Nem todo solvente pode ser inalado. Por exemplo, a água é um solvente, entretanto não pode ser inalada, pois é pouco volátil (não se evapora facilmente), dessa forma não é um inalante.

Histórico:
Todos estes solventes ou inalantes são substâncias pertencentes a um grupo químico chamado de hidrocarbonetos, tais como o tolueno, xilol, n-hexana, acetato de etila, tricloroetileno, etc. Para exemplificar, eis a composição de algumas colas de sapateiro vendidas no Brasil: Cascola - mistura de tolueno + n-hexano; Patex Extra - mistura de tolueno + acetato de etila + aguarrás mineral; Brascoplast - tolueno + acetato de etila + "solvente para borracha".
Um produto muito conhecido no Brasil é o "cheirinho" ou "loló" ou ainda o "cheirinho da loló". Este é um preparado clandestino (isto é, não é fabricado  por um estabelecimento legal), mas  à base de clorofórmio mais éter e utilizado só para fins de abuso. Mas já se sabe que quando estes "fabricantes" não encontram uma daquelas duas substâncias eles misturam qualquer outra coisa em substituição. Assim, em relação ao cheirinho da loló não se sabe bem a sua composição, o que complica quando se tem casos de intoxicação aguda por esta mistura.
É importante chamar a atenção para o lança-perfume. Este nome designa inicialmente aquele líquido que vem em tubos e que se usa em carnaval; é a base de cloreto de etila ou cloretila e sendo proibido a sua fabricação no Brasil ela só aparece nas ocasiões de carnaval, contrabandeada de outros países sul-americanos. Mas cada vez mais o nome lança-perfume está também sendo utilizado para designar o "cheirinho da loló"; por exemplo, os meninos de rua de várias capitais brasileiras já usam estes dois nomes - cheirinho e lança - para designar a mistura de clorofórmio e éter.

Formas de Uso:
Os solventes e inalantes são introduzidos no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca.

Dados Estatísticos:
O uso de solventes, para fins de abuso, é no Brasil uma questão de saúde pública pela extensão que os dados epidemiológicos apontam. No recente Levantamento Domiciliar realizado pelo CEBRID em 2001, que mostra o uso de drogas pela população em geral, os dados revelam que as porcentagens de uso na vida de solventes ficam atrás apenas do Reino Unido e EUA.
Depois do álcool, tabaco e da maconha são as principais drogas consumidas no Brasil, 5,8% da população já fez uso pelo menos uma vez na vida. Outros levantamentos realizados em segmentos da população brasileira também mostram que essa é uma questão importante. Assim, entre os estudantes de 27 capitais deles já haviam feito uso na vida de solventes, a primeira com mais uso na vida entre os estudantes, quando se exclui da análise o álcool e o tabaco. O uso na vida entre crianças e adolescentes em situação de rua,os brasileiros, foram de 26,6% em 2003.

Efeitos Agudos:
Após a inalação de um solvente a pessoa sente inicialmente uma estimulação que é seguida por uma depressão, sendo este efeito o mais importante. Mas pode também ter sensações estranhas, chegando até alucinações. Em alta doses, pode haver queda de pressão arterial, sonolência, diminuição da fome, náuseas, vômitos e confusão mental.

Efeitos Crônicos:
O uso contínuo pode causar lesões na medula óssea, problemas nos rins e destruição os neurônios (células do sistema nervoso), podendo levar à atrofia cerebral. A depressão advinda do uso tende a piorar se a pessoa continuar inalando o solvente, sobrevindo sonolência intensa,falta de coordenação motora, podendo aparecer convulsões ("ataques") e em algumas intoxicações muito severas o solvente leva ao coma e a morte.



..:Página Principal:..